Pele de Gato

Pele de Gato
Samba Minha Vida

PELE DE GATO RECOMENDA

- Buraco do Galo - Em Oswaldo Cruz, Roda de Samba de primeira comandada por Edinho Oliveira com as maravilhosas Pastoras , ambiente familiar cerveja em garrafa e tira-gostos saborosos,vale apena conferir, todo primeiro sábado do mês - Rua Dna Vicência

- Sambastião - Na Rua do Russel - Glória , Roda de Samba apadrinhada por Ataulpho Alves Jr. acontece aos sábados na praça Luiz de Camões (grátis) horário de 15:00h as 22:00h. Cerveja gelada,caldos e tira-gostos maravilhosos.

- Terreiro de Crioulo - Na rua do Imperador 1075 - Realengo - acontece sempre nos segundos sábados de cada mês , muito partido Alto , Jongo e Sambas de Terreiros, a roda é comandada por Paulo Henrique Mocidade.

- Samba da Ouvidor - Esquina da Rua do Mercado e em frente a Rua do Ouvidor , acontece de 15 em 15 dias aos sábados com início ás 15:00h(confira datas no blog do Samba do Ouvidor)-

Vale a Pena Ver

- Noel Poeta da Vila -Filme contando parte da vida de Noel Rosa. -(Muito Bom)

- "O Mistério do Samba" - Documentário sobre a Velha Guarda da Portela. - (Ótimo)

- Música para os Olhos - Documentário sobre a vida de Cartola. - (Bom)
- Nas batidas do Samba - Documentário sobre a evolução do Samba.- (Ótimo)

- A Elegância do Samba - Documentário sobre a vida de Walter Alfaiate. - (Bom)

"UM SENHOR DE RESPEITO" - SÉRIE PUXANDO CONVERSA

PARTIDO ALTO

CLUBE DO SAMBA

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Dia da Consciência Negra, deveria na verdade se chamar Dia da Consciência Brasileira, pois estamos em pleno século XXI e as pessoas ainda insistem em subdividir a população em Raças, um exemplo disso foi o CENSO neste ano , o rapaz tocou lá em casa e fez a pesquisa comigo e uma das perguntas que me fez foi a seguinte:
- Qual a sua cor???? Eu perguntei o que ele achava e ele respondeu que eu é que tinha que responder qual cor eu preferia, respondi que preferia AZUL, ele então mudou a pergunta.... - Qual é a sua raça?? Respondi que era Negro ele me olhou de cima abaixo e indagou:  - Mas o Sr.é branco!!!!!!!! Eu irritado respondi: ...Meu amigão sei que não tem culpa, mas vou lhe explicar uma coisa.....sou neto de NEGRA, filho de NEGRA ,irmão de NEGRA e meu tio avó era tão PRETO que chegava a ser AZUL (cor que tinha dito a ele que mais gostava) e você ainda acha que sou branco?????? Sei que nos dia de hoje (ser politicamente correto) chamar alguém de  NEGRO, NEGÃO,PRETO e outros adjetivos pega mal , mas sinceramente eu não sou AFRODESCENDENTE , sou sim com muito orgulho descendente de NEGRO e digo sem a menor dúvida que esse negócio de cor ,raça e a maior besteira do mundo pois todos somos BRASILEIROS ,mestiços de vários povos: Índios,Africanos,Europeus e Asiáticos e é essa miscigenação que nos faz um povo tão especial !!!!!!!!!!






DOCUMENTÁRIO - NELSON SARGENTO

NELSON SARGENTO, LENDA VIVA DO SAMBA NACIONAL!!!!


Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento no Morro da Mangueira, Rio de Janeiro. Diretor: Estevão Ciavatta Pantoja. Elenco Carlos Cachaça, Nelson Sargento e Paulinho da Viola. Ano 1997. Prêmios: Melhor Montagem no Festival de Gramado 1997; Prêmio Multishow no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 1997; Melhor Montagem no Rio Cine 1997; Prêmio Especial da Crítica no Rio Cine 1997; e Prêmio Especial do Júri no Rio Cine 1997.





VELHA GUARDA DA MANGUEIRA ,JAMELÃO E BETH CARVALHO

A cachaça envelhecida é melhor,o vinho e o whisky também ,conclusão: 
Com o Ser Humano não é diferente .
Com vocês Velha Guarda da Mangueira!!!!! 



CLUBE RENASCENÇA - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

                  

Pessoal, segue programação da Semana da Consciência Negra no Clube Renascença ,Clube que a empresa que trabalho(PDVEX) participa com o Apoio Cultural.

O clube foi fundado em 17 de fevereiro de 1951, na rua Pedro Carvalho no Bairro do Méier, por um grupo de NEGROS pertencentes a classe média, devido a discriminações sofridas pelos seus associados em outros clubes e agremiações renomados do Rio de Janeiro, criaram assim, um espaço social próprio onde os seus fundadores e familiares frequentassem um clube cuja principal característica era resistência cultural e a não conformação com o preconceito e discriminação impostos pela sociedade.
No final da década de 50, O Renascença Clube foi transferido para a rua Barão de São Francisco no Bairro do Andaraí, onde funciona até os dias de hoje.
O “Rena”, como é conhecido por seus freqüentadores, teve grande expressão nos concursos de beleza, nas décadas de 50 e 60, onde podemos ressaltar Dirce Machado (1959), Aizita Nascimento (1963), Vera Lúcia Couto dos Santos (Miss Guanabara, 2º lugar no Miss Brasil e 3º lugar no Miss Beleza Internacional, o que lhe rendeu o título de Miss Fotogenia, em 1964).
Na década de 70, por decisão da Diretoria, participaram das atividades do clube várias manifestações culturais negras, como a Black Music, com a famosa "Noite do Shaft" e as rodas de Samba.
Hoje, alguns eventos e atividades acontecem no seu espaço, como as rodas de samba, entre as quais, podemos destacar o “Samba do Trabalhador”, que acontece sempre às segundas-feiras e o "Encontro de Bambas", que acontece aos sábados, lhe conferindo assim, um dos importantes palcos de samba do Rio de Janeiro. Além das rodas de samba, acontecem festas como o Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, com farta distribuição de brinquedos, jogos e brincadeiras.

JOÃO NOGUEIRA

Se hoje sou apaixonado por Samba devo a esse verdadeiro CARIOCA, SUBURBANO, MULATO E MALANDRO que com seu inconfundível timbre de voz me fez "olhar"  e ver com a alma o que o Samba poderia me oferecer .
Se vivo, esse Rubro - Negro completaria hoje 70 anos de vida, e se tem uma coisa que lamento é não ter tido o prazer de compartilhar da amizade e de momentos maravilhosos no Clube do Samba com este cara único (que inveja do Sérgio Cabral Pai). Abaixo uma pequena Biografia de João Nogueira.


Cantor. Compositor.
Nascido e criado na Rua Magalhães Couto, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Frequentador de tradicionais botequins cariocas como o antigo "Pé na Poça", situado no bairro onde cresceu.

Sempre homenageou, em seus sambas, "as coisas simples das gentes".
Filho de músico profissional, nunca deixou de estar em contato com o samba e o choro devido às presenças de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Donga e João da Baiana, amigos de seu pai e frequentadores de sua casa.
O pai chegou a tocar com Noel Rosa, segundo o livro "Noel, uma biografia", de João Máximo.
Aprendeu a tocar violão acompanhando o próprio pai, que morreu quando ele tinha 10 anos. "Seu" João Nogueira  era violonista e chegou a tocar com o Conjunto Regional, de Rogério Guimarães, e com Jacob do Bandolim. Com a sua morte, a família passou por uma fase difícil. Assim, foi obrigado a trabalhar como vitrinista e vendedor.
Trabalhou, também, como funcionário da Caixa Econômica.
Aos 15 anos, começou a fazer música junto com a irmã, a compositora Gisa Nogueira.
Em 1958, passou a freqüentar o Bloco Carnavalesco Labareda do Méier, do qual, mais tarde, veio a ser diretor.

Foi na sua própria casa do Méier que nasceu o Clube do Samba, que funcionou durante anos a fio com noitadas animadas por muito Samba e pratos típicos como Mocotó e Feijoada. O Clube mudou-se para o bairro do Flamengo, em seguida para a Associação dos Servidores Civis do Brasil - inaugurado por Clara Nunes - e para o Clube Municipal, antes de chegar à sede definitiva, na Barra da Tijuca. O local, onde funcionava um depósito de bebidas, foi totalmente reformado e decorado por João Nogueira - o fundador e presidente do Clube (1979). Além do salão, com capacidade para mais de 1000 pessoas, funcionava no Clube uma galeria de arte - Guilherme de Brito - e o jardim batizado com o nome de Clara Nunes. Neste, há uma escultura de um sabiá com a seguinte inscrição: "Voa meu sabiá/ Canta meu sabiá/ Adeus, meu sabiá/ Até um dia...", estribilho de um samba do compositor (parceria com Paulo César Pinheiro), gravado por Alcione.
Participou, como ator, do filme Quilombo, de Cacá Diegues, no qual fez o papel de Rufino.
Participou da Ala dos compositores da Portela e ajudou a fundar a escola de Samba Tradição.
Faleceu na madrugada do dia 6 de junho de 2000, vítima de enfarte, quando ainda se recuperava de um AVC  que o deixara com  algumas sequelas,
RJ 12/11/1941 - RJ 05/06/2000

MUITO LINDO DE SE OUVIR - CUÍCA TB TOCA BACH

Bocão (Cuíca)
João Carlos Martins (Piano)
Quarteto Bachiana (Cordas)

Ária na Corda Sol (Johann Sebastian Bach)