Pele de Gato

Pele de Gato
Samba Minha Vida

PELE DE GATO RECOMENDA

- Buraco do Galo - Em Oswaldo Cruz, Roda de Samba de primeira comandada por Edinho Oliveira com as maravilhosas Pastoras , ambiente familiar cerveja em garrafa e tira-gostos saborosos,vale apena conferir, todo primeiro sábado do mês - Rua Dna Vicência

- Sambastião - Na Rua do Russel - Glória , Roda de Samba apadrinhada por Ataulpho Alves Jr. acontece aos sábados na praça Luiz de Camões (grátis) horário de 15:00h as 22:00h. Cerveja gelada,caldos e tira-gostos maravilhosos.

- Terreiro de Crioulo - Na rua do Imperador 1075 - Realengo - acontece sempre nos segundos sábados de cada mês , muito partido Alto , Jongo e Sambas de Terreiros, a roda é comandada por Paulo Henrique Mocidade.

- Samba da Ouvidor - Esquina da Rua do Mercado e em frente a Rua do Ouvidor , acontece de 15 em 15 dias aos sábados com início ás 15:00h(confira datas no blog do Samba do Ouvidor)-

Vale a Pena Ver

- Noel Poeta da Vila -Filme contando parte da vida de Noel Rosa. -(Muito Bom)

- "O Mistério do Samba" - Documentário sobre a Velha Guarda da Portela. - (Ótimo)

- Música para os Olhos - Documentário sobre a vida de Cartola. - (Bom)
- Nas batidas do Samba - Documentário sobre a evolução do Samba.- (Ótimo)

- A Elegância do Samba - Documentário sobre a vida de Walter Alfaiate. - (Bom)

"UM SENHOR DE RESPEITO" - SÉRIE PUXANDO CONVERSA

PARTIDO ALTO

CLUBE DO SAMBA

MARCELINO JOSÉ CLAUDINO - "SEO" MAÇU - O MESTRE DOS MESTRES - SALA




Nos tempos do samba pesado, dos valentes e dos bambas, o "Seo" Maçu já era um batuqueiro considerado, pois tanto dava o seu recado nos pagodes, que se armavam nos festejos da Penha, como também nas batucadas da Praça Onze, onde entrava firme e decidido botando muita gente no chão com suas hábeis pernadas.
          Para ele, o rodízio da batucada braba daquela época (uma espécie de torneio entre os famosos batuqueiros), era negocio só para quem podia encarar: "só ficava em pé quem tinha cartaz, e mesmo assim num cochilo qualquer perdia o nome".
         
Filho de escravos e nascido numa família pobre na Zona Oeste, logo ele encontrou no Morro da Mangueira o local onde construiria sua independência e onde escreveria sua história. Marcelino José Claudino nasceu no Rio de Janeiro a 7 de julho de 1889 (existem citações de que ele nasceu no ano de 1899), e desde menino gostava de assistir aos ranchos com seus cortejos majestosos, quando então ficava sempre de olho na figura elegante dos mestres-sala, que faziam suas evoluções coreográficas ao lado das porta-estandartes.
          Depois que entrou firme nas batucadas e tirou patente de bamba, além de marcar presença nas rodas de samba, passou a integrar os grupamentos de samba que surgiram na Mangueira, e era um dos que formavam a "linha de frente" do Bloco do Arengueiros, que descia o morro com a finalidade de mostrar as aptidões dos bambas e valentes, que brigavam no braço, na perna, na base do apu e da navalha, e que não se intimidavam com tiros.
          Mais tarde, foi ele quem teve a idéia da fusão dos grupamentos carnavalescos existentes no morro, e por ocasião da criação da Estação Primeira de Mangueira, em abril de 1929, figurou entre os fundadores e foi também o primeiro mestre-sala da escola.
          Apesar de simples carroceiro era elegante e caprichoso, conforme recorda o cronista Jota Efegê: "Elegantemente trajado, numa "pinta de lorde" a Luis XV, cabeleira branca, bonito leque na mão direita, o sambista Marcelino, que era destro no "rabo de arraia", na "banda", aparecia agora esbanjando elegância. Era um galã conduzindo a porta-bandeira, com figurações e filigranas coreográficas".
          Além de mestre-sala categorizado, “Seo” Maçu, ainda era uma espécie de protetor ou guardião da escola, pois, quando partia alguma ameaça de acabar com o samba , tanto por parte de outros valentes ou da própria policia , era ele quem tinha que resolver a questão, entrando com a sua conversa malandra ou, se preciso fosse, com a sua valentia. Era "pau pra toda obra", e por isso assumiu a presidência da verde e rosa muitas vezes(foi o presidente que mais tempo ficou no cargo - 17 anos). "Sempre que o negócio virava abacaxi e queriam acabar com a minha escola, eu assumia o cargo", segundo declarou mais tarde.
          “Seo” Maçu viveu sempre no morro, junto da sua escola, e ainda nos últimos anos de sua vida, quando já havia sido erguido um "Palácio do Samba" em Mangueira (denominação da nova sede inaugurada em 1972), podia ser visto na quadra como um "ilustre desconhecido", pois sendo um bamba do passado, ficava perdido no meio de doutores, intelectuais e artistas freqüentadores da escola. É que no mundo do samba moderno, cheio de inovações, não havia mais lugar para o velho batuqueiro, pobre e inculto, mas que defendeu enquanto pode (mesmo na base da valentia a sua querida Estação Primeira de Mangueira.
Mas, no fim da vida, virou zelador dos banheiros do Palácio do Samba. Já com 74 anos, Marcelino pediu à direção da verde e rosa uma função na escola. Foi oferecida a diretoria de patrimônio, mas Maçu, vendo a quadra ser invadida pela classe média e por pessoas de um mundo que não era o seu, recusou.
Ele próprio sugeriu então que poderia cuidar dos banheiros. Aí quem não quis foi a Mangueira, que lhe ofereceu um salário para ficar em casa  afinal, um símbolo como Marcelino Claudino não poderia ser visto nesta função. Mas Maçu bateu pé, não queria ficar em casa, queria servir à Mangueira. E foi assim que o negro alto e elegante encarou a função com dignidade, pouco antes de morrer.
No morro, ele ficou ate o fim de sua vida. Seu passamento ocorreu na madrugada do dia 08 de maio de 1973, e o seu corpo foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, coberto com a bandeira da escola que fundou e que procurou defender até o fim de uma longa existência. 
 (fonte jornal O Globo)

"CAUSO"

CARTOLA GOSTAVA DE CONTAR ESSA HISTÓRIA PARA OS MAIS PRÓXIMOS:
- SEMPRE FUI MULHERENGO, ERA BOÊMIO E VIVIA COM OS VALENTES PELO MORRO, CANTANDO E TOCANDO VIOLÃO,MARCELINO QUE ERA BRAVO E RESPEITADO COMO O MAIOR DOS VALENTES,"DONO" DE VÁRIAS MULHERES E VIVIA ARMADO ME ESCOLHEU PARA SER SEU "ALUNO DA MALANDRAGEM", DIZIA PARA TODO MUNDO QUE EU ERA SEU PROTEGIDO E ESTAVA ME ENSINANDO TUDO DIREITINHO.POIS NÃO É QUE A MULHER DE FÉ DO MARCELINO, A FAVORITA DELE,RESOLVEU BULIR COMIGO?? AQUELE NAMORO DE LONGE, OLHA DAQUI, UM SORRISINHO DE LÁ, ATÉ QUE SURGIU O CONVITE PARA EU DAR UMA PASSADINHA NA CASA DELA,QUANDO SEU HOMEM NÃO ESTIVESSE. FIQUEI MEIO APAVORADO, MAS A NEGA VALIA O PERIGO. NO DIA COMBINADO, NO BOTEQUIM, PRA ME PREVENIR, PERGUNTEI PARA O MARCELINO SE ELE ME EMPRESTAVA SUA ARMA, JÁ QUE EU IA "VISITAR A MULHER DE UM VALENTE" E NÃO QUERIA IR DESCOBERTO. ELE DEU UMA GARGALHADA E ME MANDOU IR TRANQUILO, QUE VALENTE LÁ ERA ELE, QUE TODO MUNDO SABIA QUE EU ERA SEU PROTEGIDO E NÃO IA ACONTECER NADA. O QUE EU NÃO ESPERAVA É QUE, CURIOSO POR SABER QUEM ERA A TAL DAMA QUE ME CONVIDARA, ELE ME SEGUISSE E ME APANHASSE NO SEU BARRACO. FICOU FURIOSO. ME FEZ DESCER O MORRO DEBAIXO DE TAPAS NA ORELHA, XINGANDO MINHA MÃE E O RESTO DE MINHA FAMÍLIA DE TUDO QUANTO ERA NOME. NO BOTEQUIM NÃO SE CONTEVE E CONTOU PARA A TURMA O MOLEQUE QUE EU ERA. ME ENFIAR NO BARRACO DELE COM SUA MULHER. FOI SÓ GARGALHADA, O DONO DO BOTEQUIM DISSE QUE ELE ERA ÓTIMO PROFESSOR , QUE ME ENSINARA A MALANDRAGEM E QUE AGORA SÓ FALTAVA O DIPLOMA.....MARCELINO FOI MEU AMIGO A VIDA INTEIRA!!!!!!!!! 
(fonte  - livro Cartola Semente do Amor Sei que Sou,Desde Nascença - autor Arley Pereira)